Coerência

É um aspecto de grande importância para a eficiência de uma redação, pois não deve haver detalhes excessivos ou explicações desnecessárias. Deve-se observar se não está sendo resumido demais, a ponto de dificultar a compreensão do leitor, e se é necessário desenvolver mais alguns trechos de seu texto. O texto deve ser claro, breve e objetivo.

Coesão

Segundo o dicionário Aurélio, o termo coesão significa a união íntima das partes de um todo. Conexão, concordância – numa redação a coesão simboliza o encadeamento entre as idéias ou argumentos, isto é, a relação estabelecida entre cada parágrafo da redação e sua sequência lógica de desenvolvimento.

Algumas palavras e expressões facilitam a ligação entre as idéias, estejam elas num mesmo parágrafo ou não. Não é obrigatório, entretanto, o emprego destas expressões colabora para que um texto tenha qualidade. Seguem algumas sugestões e suas respectivas relações:

Assim, desse modo – têm valor exemplificativo e complementar. A sequência introduzida por eles serve normalmente para explicar, confirmar e complementar o que se disse anteriormente.

Ainda - serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de idéias qualquer.

Aliás, além do mais, além de tudo, além disso – introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto… – marcam oposição entre dois enunciados.

Embora, ainda que, mesmo que – servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.

Este, esse e aquele – são chamados termos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.

            DICA: Mesmo quando se destacam características positivas, é bom utilizar um ponto negativo. Neste caso, destaca-se que a importância dos pontos positivos minimiza a negatividade do outro argumento.