Tipo de Redação

Dissertativo

A Dissertação, ou texto dissertativo, é a redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista ou opinião em relação a um determinado assunto. O objetivo desse texto é convencer, persuadir o leitor a concordar com sua idéia ou afirmação. Para isso, são usados argumentos que podem se apoiar em dados, fatos ou idéias.

Narrativo

A Narração, ou texto narrativo, é a redação na qual são contados fatos reais ou fictícios. O texto narrativo possui dimensões espaciais e temporais, ou seja, os fatos narrados acontecem em um determinado espaço geográfico, ou seja, em algum lugar e em uma determinada época passada, presente ou futura. Outra característica marcante do texto narrativo é a presença de personagens. O narrador é quem conta a história e, como parte dela, pode agir entre os outros personagens ou pode contar a história sem incluir-se nela.

Descritivo

A Descrição, ou texto descritivo, é a redação que dá informações detalhadas sobre determinado ser, objeto, lugar ou mesmo um sentimento. O objetivo desse texto é fazer com que o leitor consiga imaginar e recriar na própria mente a imagem do ser ou objeto descrito.

DICA: Dissertativa, narrativa ou descrição?

Na hora da redação é importante saber diferenciar os tipos de redação solicitados pelas universidades. Algumas instituições apresentam mais de uma modalidade de texto a ser elaborado pelo estudante, ou seja, o texto pode ser quanto ao tipo: dissertativo, narrativo ou descritivo.

Para não ocorrer confusão no momento da escolha, a principal orientação fornecida aos candidatos é optar pelo tipo que mais gosta ou que possui maior afinidade, sempre levando em conta o tema proposto e sua habilidade individual para desenvolver o texto dentro das especificações de cada estilo. Fique atento! Cada estilo de redação possui suas regras e você deve obedecê-las, pois a equipe de profissionais que irá realizar a correção será rigorosa, em qualquer que seja a modalidade escolhida. Esta equipe ou banca examinadora é formada por profissionais treinados para corrigir as redações, seja qual for seu estilo, com a máxima rigidez – observando os critérios e padrões da redação escolhida pelo estudante.

O aluno que possui autoconhecimento, ou seja, conhece seu potencial e seus pontos fortes, terá melhores chances de realizar a escolha corretamente. Ele deve observar seu histórico em redações durante o Ensino Médio e identificar os estilos de texto em que apresentou bom desempenho. Entre os tipos de redação, não o mais fácil nem o mais difícil – o importante é saber no momento de redigir um texto qual será o estilo empregado. Por exemplo: se o estudante optar pela narrativa, ele deve pensar em como a história irá se desenrolar numa sequência lógica, ou seja, necessita ter começo, meio e fim. Neste formato de redação, não podem faltar personagens que se relacionem em torno de um conflito ou acontecimento.

Tipos de Tema

Objetivos: relacionados aos problemas atuais: sociais, tecnológicos, econômicos etc.

Subjetivos: envolvem o comportamento e sentimentos humanos.

Delimitados: apresentados diretamente sob a forma de uma frase afirmativa ou de uma pergunta a respeito de um assunto.

Abrangentes: apresentados a partir de um ou mais textos de onde se devem extrair diversas abordagens que devem ser trabalhadas na redação.