O Meu futuro - O maior portal educacional


Letras

  • Duração média do curso

    4 anos.
  • Salário inicial médio

    1500

O que é

No setor público, também surgem boas vagas, onde o ingresso se dá através de concurso ou no ensino superior exercendo o cargo de professor - nesse caso as oportunidades são exclusivas para os pós-graduados, com especialização ou mestrado. As ofertas de emprego estão concentradas nas capitais do Sul e Sudeste. saiba mais »

O Alfabeto é o conjunto de símbolos que representam os sons de uma língua. As letras representam, ainda que imperfeitamente, os sons da fala, ou soídos, ou fonemas. As do alfabeto português, de maneira idêntica as línguas que procedem do latim, baseiam-se no alfabeto romano, que data aproximadamente de 2500 anos. As letras maiúsculas, as mais antigas, são quase exatamente iguais as usadas nas inscrições romanas do séc. III a.C.; e as minúsculas se assemelham bastante às romanas cursivas, que surgiram para tornar mais rápida a escrita.

O que faz

Este profissional estuda e ensina a língua portuguesa, literatura e outros idiomas. Atua como professor e pode desenvolver pesquisas para editoras, traduzir livros, fazer revisões bibliográficas, fazer críticas, atuar como intérprete, linguista, preparar, revisar e traduzir textos em geral. O ensino do português para estrangeiros também tem sido uma saída para esses profissionais com a abertura de empresas estrangeiras no país. As faculdades que oferecem os cursos que preparam o profissional para a pesquisa e o ensino do Português e de pelo menos um idioma estrangeiro, assim como para o estudo das literaturas nacional e internacional.

Perfil do profissional

Expressar curiosidade e criatividade Demonstrar habilidade manual Possui facilidade para expressar sentimentos e emoções Ter senso artístico e estético. Ser crítico, mostrar capacidade de analisar e contestar

Características comportamentais

Capacidade de negociação, de ouvir e aceitar críticas, pensar e agir sob pressão, atenção a detalhes, raciocínio lógico, habilidade para desenhar, gostar de matemática, perfeccionismo, raciocínio espacial, senso estético e pratico. Criatividade, responsabilidade e agilidade. Trabalho em equipe e liderança, equilíbrio emocional, cortesia, iniciativa. Comunicação, dinamismo, concentração, resolução de problemas práticos. Gostar de leitura e de escrever.

Mercado de trabalho

O professor com habilitação em letras dificilmente fica desempregado. É um profissional solicitado por escolas das redes pública e particular para lecionar português, espanhol ou inglês. Os profissionais que possuem título de mestre ou doutor podem dar aulas em universidades e desenvolver projetos de pesquisa acadêmica. O campo de atuação, focado na tradução de textos está em franca expansão. O bacharel encontra trabalho como tradutor em jornais, revistas, editoras de livros e empresas que preparam eventos internacionais. O profissional pode qualificar-se e atuar também na tradução e legendagem para televisão e cinema. saiba mais »

Profissionais que tem bom domínio da norma culta da língua portuguesa podem atuar também como revisores obtendo destaque em segmentos editoriais. Muitas editoras de livros contratam os graduados em Letras para realizar a produção editorial e preparação de obras didáticas. Com o nível de especialista sua atuação é evidenciada nas empresas para treinar os funcionários na fluência de idiomas ou ensinar português para estrangeiros. Há possibilidade de atuar como intérprete em eventos ou para grupos estrangeiros em visita ao Brasil. Um segmento em ascensão é o de tradução dos comandos e manuais dos programas de computador importados.

    Expanda sua pesquisa.

Conheça as instituições de ensino brasileiras que ofertam os cursos selecionando-os na lista abaixo.

Graduação
Curso
  Letras
  Letras - alemão
  Letras - análise de sistemas semióticos
  Letras - anglo-portuguesas
  Letras - Áreas de assentamento
  Letras - espanhol
  Letras - estudos literários
  Letras - francês
  Letras - grego
  Letras - hispano-portuguesas
  Letras - inglês
  Letras - inglês e espanhol
  Letras - italiano
  Letras - latim
  Letras - libras - língua brasileira de sinais
  Letras - líguas clássicas
  Letras - língua estrangeira moderna
  Letras - língua indígena, língua portuguesa e literatura
  Letras - língua vernácula
  Letras - línguas estrangeiras aplicadas as negociações internacionais
  Letras - linguística
  Letras - português
  Letras - português - opções inglês e espanhol
  Letras - português - opções inglês, francês e espanhol
  Letras - português como segunda língua
  Letras - português e alemão
  Letras - português e Árabe
  Letras - português e armênio
  Letras - português e chinês
  Letras - português e espanhol
  Letras - português e francês
  Letras - português e grego
  Letras - português e hebraico
  Letras - português e inglês
  Letras - português e italiano
  Letras - português e japonês
  Letras - português e latim
  Letras - português e linguística
  Letras - português e russo
  Letras - português, inglês e espanhol
  Letras - português, inglês e espanhol e literatura hispano-americana
  Letras - português, italiano, latin, grego e alemão
  Letras - produção textual
  Letras - redação e revisão de textos
  Letras - tradução espanhol
  Letras - tradução francês
  Letras - tradução inglês
  Letras modernas
  Letras vernáculas - francês
  Letras vernáculas - inglês
  Letras vernáculas - língua estrangeira moderna
  Letras vernáculas - língua portuguesa