O Meu futuro - O maior portal educacional


Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Duração média do curso

    2 a 3 anos
  • Salário inicial médio

    1500

O que é

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e métodos de produção de projetos de sistemas. saiba mais »

O profissional poderá atuar em empresas produtoras de software, denominadas software house e system house, em órgãos públicos e internacionais de usuários de informática corporativa ou de departamento, uma vez que o domínio de novas tecnologias e metodologias obtidas no curso passa a ser a matéria-prima de trabalho diariamente.

O que faz

Elabora e gerencia projetos, compreendendo a definição, o planejamento, a execução, o controle e a finalização de projetos; realiza projeto lógico e físico de sistemas de informação para empresas públicas e privadas de diferentes portes; desenvolve soluções nas áreas da informática, tais como: redes, suporte, engenharia de software, banco de dados, sistemas distribuídos, sistemas para a web e elaboração de relatórios técnicos; atua como mediador e gerenciador entre os usuários de sistemas de informação e os desenvolvedores de aplicações, tendo como objetivo o correto dimensionamento das necessidades do usuário; e realiza pesquisa tecnológica com vistas à produção de software de apoio e aplicativos, além de análise, modelagem, projeto e construção do produto.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Ser organizado e possuir atenção concentrada Expressar habilidade para se comunicar.

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais da área de análise e desenvolvimento de sistemas pode ser considerado como um fenômeno reconhecidamente mundial, pois está em constante expansão. No Brasil, estamos vivendo uma verdadeira corrida tecnológica no que diz respeito à atualização dos parques tecnológicos. A busca constante no aprimoramento das informações, aliada ao decréscimo dos custos de novos processos automatizados nos faz supor que a corrida pela modernização dos parques tecnológicos deve manter-se por muitos anos, elevando a demanda por profissionais de TI voltada para área de desenvolvimento de soluções em sistemas informatizados. O Brasil firma-se no mercado, gerando uma demanda por profissionais a qual o mercado não está conseguindo suprir. saiba mais »

O estado de São Paulo concentra a maior parte das oportunidades de trabalho, mas outras cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, também apresentam boa demanda pelo profissional. Bahia e Pernambuco surgem como mercados emergentes para esse tecnólogo.