O Meu futuro - O maior portal educacional


Tecnólogo em Gestão da Qualidade

  • Duração média do curso

    3 anos.
  • Salário inicial médio

    1800

O que é

É o profissional responsável pelo conjunto de ações que buscam a satisfação (mudança para melhor) não só do cliente, mas de todos os elementos significativos que estejam envolvidos no cotidiano da empresa. saiba mais »

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas para as mais diversas empresas de segmentos distintos, estando intimamente ligada à produtividade, melhoria de resultados e aumento de lucros através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e consequente motivação.

O que faz

O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando as normas e padrões de qualidade internacionalmente aceitos. O profissional pode atuar como auditor interno ou em entidades internacionais de certificação; realiza a análise da situação da companhia, seus métodos de trabalho e produtos; elabora uma estratégia de implantação para obtenção de determinada certificação, por exemplo: o ISO entre outras que existem. Supervisiona as alterações no processo produtivo. Além de participar da capacitação dos profissionais envolvidos, são algumas das possibilidades de atuação desse profissional.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Expressar habilidade para se comunicar Habilidade para trabalhar com máquinas e equipamentos.

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de análise e abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

A ampliação e aceitação do conceito de qualidade nas empresas (que passou a incluir aspectos relacionados às áreas de meio ambiente e responsabilidade social), aliada ao aumento da competitividade e à necessidade cada vez maior de controle sobre os processos, tornam o formado em gestão de qualidade um profissional estratégico nas organizações, principalmente naquelas de grande porte e com atuação global. saiba mais »

As empresas que mais contratam esse tecnólogo, especialmente das áreas automobilística, petroquímica, eletroeletrônica e alimentícia, são as prestadoras de serviços que buscam obter a certificação de qualidade. Nesse caso, o profissional supervisiona a implantação das normas de qualidade e depois dá suporte à companhia para que elas continuem sendo seguidas. As perspectivas são boas para o profissional. Existe demanda pelo tecnólogo no país inteiro, mas a procura é ainda maior nas regiões que concentram pólos industriais, como a Sul, a Sudeste e a Nordeste.