O Meu futuro - O maior portal educacional


Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação

  • Duração média do curso

    2 anos
  • Salário inicial médio

    2000

O que é

O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação atua em todos os processos de uma organização, principalmente em suas necessidades de informação para gerenciamento, decisão e controles, gerando com isto a interação entre todos os setores da empresa. saiba mais »

A Tecnologia da Informação diz respeito ao gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Este tecnólogo avalia sistemas de informação, segurança e bancos de dados, trabalha ainda com sistemas de automação na armazenagem e gestão da informação de empresas e instituições.

O que faz

Este profissional identifica, com qualidade, produtividade e segurança as informações necessárias para execução dos processos de uma empresa; implementa sistemas de abastecimento de dados essenciais aos processos de uma empresa que auxiliam nas decisões gerenciais; realiza avaliação custo/benefício dos sistemas de informação utilizados nas empresas; efetua o planejamento e implementa sistemas de informação; e cuida da armazenagem segura em sistemas de informação. Define estratégias de utilização da informática para garantir a melhoria do desempenho de todos os setores da empresa. É o responsável pelo diagnóstico de problemas e disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para realizar seu trabalho com qualidade e eficiência deve estar sempre atualizado quanto ao surgimento de novas tecnologias de informação e de novos softwares do mercado. Desempenha um papel decisivo nas organizações desenvolvendo suporte tecnológico orientados aos objetivos estratégicos empresariais: atender e encantar clientes; aumentar a fatia de mercado; e assegurar o desenvolvimento dos negócios dentro dos níveis crescentes de lucratividade, rentabilidade e retorno dos investimentos realizados.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Ser organizado e possuir atenção concentrada Expressar habilidade para se comunicar.

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

É uma profissão de ponta e jovem, atuando principalmente na gestão estratégica de tecnologia da informação – a inovação e os avanços tecnológicos são a matéria- -prima deste profissional. Para quem atua ou deseja atuar no serviço público, o gerenciamento de TI é um setor com oportunidades crescentes, o que requer políticas públicas avançadas no campo sócioeconômico e na qualidade de vida dos cidadãos, o que exige sistemas tecnológicos e suporte de TI compatíveis com a realidade. saiba mais »

É uma profissão que possui empregabilidade alta e que adquire condições efetivas para atuar numa diversidade de campos e organizações na gestão de informações. O profissional pode atuar em empresas privadas, estatais, administração pública, consultorias e organizações do terceiro setor; e mais especificamente em indústrias, comércio local e internacional, instituições financeiras e de ensino, empresas de saúde, empreendimentos imobiliários e hoteleiros, organizações esportivas e sócioculturais. Além de capacitar o profissional para que crie e dirija sua própria empresa de consultoria em gestão de TI.