O Meu futuro - O maior portal educacional


Tecnólogo em Gestão Financeira

  • Duração média do curso

    2 anos.
  • Salário inicial médio

    1500

O que é

O caminho do lucro de uma empresa passa obrigatoriamente por uma gestão financeira eficiente. Este é o trabalho do Gestor financeiro. saiba mais »

O Gestor Financeiro aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, bem como na controladoria, trabalhando em variados cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.

O que faz

Atua no planejamento financeiro, na organização, direção, captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte; trabalha com a análise dos créditos e dos demonstrativos contábeis; avalia a manutenção de estoques, acompanhando os faturamentos e fluxos de caixa da empresa; deve ficar atento às mudanças econômicas e tecnológicas do mercado econômico do país; analisa o mercado e sugere mudanças que aperfeiçoem o desempenho da empresa; elaborara estudos de viabilidade, sendo, portanto, um profissional muito importante no processo de tomada de decisões das organizações.

Perfil do profissional

Possuir facilidade para lidar com números e cálculos. Estar atento a detalhes, sendo por muitas vezes meticuloso e organizado em suas tarefas. Iniciativa e espírito de liderança. Ser uma pessoa adaptável a situações diversas. Deve ser comunicativo e demonstrar habilidade para trabalhar em equipe.

Características comportamentais

Organização, atualização constante, meticulosidade, comunicação, liderança e criatividade; habilidade para negociação, para gerenciamento e efetuar cálculos; senso de análise com aptidão para vistorias e capacidade de interpretação de fatos. Demonstrar segurança e expressar poder de persuasão.

Mercado de trabalho

O gestor financeiro possui um campo de atuação bastante versátil. Pode atuar em indústrias, comércios, prestação de serviços, agências financeiras, empresas públicas e empresas de consultorias. Sua atuação é direcionada para a obtenção de maior lucratividade para empresas de qualquer segmento e porte. Este profissional é capacitado a elaborar estratégias de ações; aplicar conceitos de empreendedorismo nas gestões de finanças organizacionais; determinar o custo de ações ordinárias e extraordinárias; realizar operações tributárias e cumprir exigências legais; analisar e diagnosticar a situação econômica e financeira de uma instituição; planejar ações financeiras; avaliar produtos e serviços oferecidos no mercado de capitais; desenvolver planejamento orçamentário e estudar a viabilidade econômica de investimentos. saiba mais »

Organizar o setor financeiro de qualquer tipo de empresa é a principal tarefa deste tecnólogo. Nessas empresas, o tecnólogo tem a possibilidade de atuar também nos departamentos de crédito e cobrança. Existe uma grande demanda por auditores por meio de terceirização de serviços. As regiões Sul e Sudeste, que concentram grande número de empresas, são as que oferecem as melhores possibilidades de contratação. Na região Nordeste, há ainda, um mercado em expansão.